EM CAICÓ/RN TEM CAICÓ X CORINTIANS:
As torcidas do galo do seridó e da raposa farão a maior festa antes do início do clássico deste domingo (29). Ao todo cada equipe possui duas grandes torcidas organizadas, que estarão em alguns pontos da cidade, reunidas para fazer o tradicional esquenta. As torcidas TUTA (Terror Alvinegro) e Dragões Alvinegros do Corintians, estarão a partir das 10h da matina na sede social do clube onde acontecerá o esquenta galo. A concentração será animada pelo pagode Yury e Banda do Povão e seguirá até aproximadamente às 14h30 quando os torcedores sairão em direção ao estádio Marizão. Pelo lado da raposa, as torcidas FOX e Torcida Jovem do Caicó (TJC) se concentrarão logo cêdo em frente ao bar de Chaguinha, no bairro Castelo Branco. De onde sairão em carreata para a Ilha de Santana onde acontecerá um grande pagodão. Próximo das 15h a galera vai sair para o jogo onde a festa será uma das maiores já vistas na cidade, é o que promete a turma do Caicó. Portanto você de torcida organizada ou não, compareça nas concentrações do seu clube e vá ao clássico. Lembrando sempre: Faça a festa sem agredir ninguém #RivaissimInimigosNunca
EM NATAL/RN TEM O CLÁSSICO REI ABC X AMÉRICA
O Campeonato Potiguar de 2012 está entrando em sua quinta rodada do primeiro turno, mas o confronto deste domingo entre ABC e América pode ser considerado decisivo para o decorrer da competição. Como manda a tradição, quem levar a melhor no primeiro Clássico-Rei do ano ganha um valioso "empurrão" na corrida em busca do título estadual. Nesta oportunidade, o mais tradicional confronto do Rio Grande do Norte vale ainda a liderança da competição, já que a diferença entre alvinegros e americanos é de apenas dois pontos. Nesta reta inicial ABC e América já viveram situações opostas. O time rubro entrou na competição com "vantagem", como definiu o técnico do ABC, Leandro Campos, em virtude de ter mantido a base que conseguiu o acesso à Série B no ano passado. Depois de três rodadas na liderança, porém, o Alvirrubro perdeu a ponta justamente para o rival, que vem de duas vitórias, uma delas de goleada - 6 a 1 em cima do Alecrim. Com os dois melhores ataques do campeonato em campo, a expectativa é de um duelo particular entre os atacantes Washington e Soares, que pode fazer sua estreia como titular no América.
A esperança de gols do ABC ficou de fora das primeiras rodadas do Estadual em virtude de uma lesão. Washington estreou na competição apenas nesta semana e agora está confirmado ao lado de Léo Gamalho no ataque. Com participações em grandes clássicos do futebol brasileiro, ele espera gravar seu nome no primeiro Clássico-Rei de 2012. "Nada melhor que jogar um clássico e fazer gols. Isso é o que marca um jogador", diz. Contra o América o camisa 9 também tem a missão de fazer funcionar o ataque alvinegro, já que dos dez gols marcados pelo Alvinegro até aqui apenas dois foram anotados por atacantes - Léo Gamalho e Felipe Alves, ambos com um gol marcado. "A cobrança é sempre maior em cima dos atacantes, mas se a gente puder ajudar os companheiros a fazer os gols também é válido", comenta. Do outro lado Soares ainda vive a expectativa de ser confirmado no time titular do América para o jogo contra o ABC. No coletivo apronto ele treinou no time de baixo, mas a pressão da torcida em cima do atacante Isac deve fazer com que Flávio Araújo opte pelo mais novo reforço rubro, mesmo que apenas no decorrer da partida. Também já tendo participado dos tradicionais clássicos mineiro, gaúcho e paulista, o centroavante americano espera vencer o ABC para encaminhar o título do primeiro turno. "A gente vai ter que fazer de tudo para conseguir essa vitória", diz. "É um jogo totalmente diferente, sempre foi assim em todos os clássicos que joguei e a gente sabe que ganhar o primeiro clássico é sempre muito importante para o resto da competição", comenta.
Meias brigam pela artilharia
Se os homens de frente não têm marcado, Júnior Xuxa e Jerson assumiram a funções de goleadores em América e ABC. Ambos têm três gols e lideram a corrida pela artilharia do Campeonato Potiguar 2012. Mesmo priorizando servir os companheiros, o armador abecedista pelo menos promete não dar folga aos atacantes na briga pela artilharia. "Pode ter certeza que a gente vai estar aí", brinca. No coletivo apronto para o clássico, realizado na última sexta no Frasqueirão, Jerson sentiu a coxa e deixou o treinamento. O jogador ainda está em observação pelo departamento médico do clube, mas deve ser confirmado entre os titulares pelo técnico Leandro Campos momentos antes do início do primeiro Clássico-Rei de 2012.
E EM MOSSORÓ/RN O CLÁSSICO MAIS POLÊMICO O POTIBA COM EXAM ANTIDOPING
Potiguar e Baraúnas se enfrentam neste domingo, às 17h, no estádio Leonardo Nogueira, pela quinta rodada do Campeonato Estadual com o pensamento voltado para uma única direção: a zona de classificação para a semifinal do primeiro turno. Ocupando a quinta posição com seis pontos, o alvirrubro entrará no G-4 - bloco das equipes que estariam classificadas - se vencer o clássico e o Santa Cruz, quarto colocado com sete pontos, tropeçar no Assu na outra partida da rodada. O Baraúnas aparece apenas na nona colocação, com quatro pontos, mas como a distância para os primeiros colocados é pequena, uma vitória aliada à combinação de resultados pode valer ao leão a zona boa do campeonato. No Potiguar, o objetivo é alcançar o G-4, mas o discurso mais predominante é o respeito e a dificuldade de superar um jogo clássico. O técnico Fábio Giuntini, que disputou muitos clássicos como atleta que foi, entende que é um jogo para o jogador colocar o coração no bico da chuteira. "Vale a determinação, a entrega, o espírito de luta. São fatores determinantes num clássico", disse o treinador, que ainda não sabe se poderá contar com o zagueiro Lúcio e o atacante Quirino, que se recuperam de lesão. Ambos farão teste no vestiário para saber se atuam. Se forem vetados, Igor Maranhão e Renan serão os seus substitutos. No Baraúnas, o técnico Francisco Diá também é do pensamento de que os detalhes é que decidem um clássico. "Garra, espírito de luta, qualidade técnica, são esses detalhes que decidem um clássico. Não dá para ter um favorito", comentou o treinador. Assim como no rival, o tricolor só define os 11 titulares somente hoje. Diá admitiu ter dúvida no esquema tático se mantém com três zagueiros e dois alas ou se desfaz para o 4-4-2 com a saída de um zagueiro e o reforço de mais um jogador de frente, que seria o avanço do ala Alberto para o ataque. A novidade é a volta do zagueiro Índio e a estreia do apoiador Léo Paraíba, que atuará improvisado na lateral-direita.
Exame e falta de acordo contribuem para o clima quente
Ingredientes não vão faltar para um clássico bastante movimentado neste domingo no Estádio Leonardo Nogueira. Além do ânimo natural de buscar uma vaga no G-4, o clima ficou tenso depois da decisão do Potiguar de pedir exame antidoping. O técnico do Baraúnas, Francisco Diá, reagiu, afirmando que "aqui ninguém toma isso e que eles vão gastar dinheiro à toa". O presidente do Potiguar, Benjamim Machado, afirmou que não vê problema algum devido o pedido de exame constar no regulamento e valer para todos. "Não vejo nada demais nem motivo para se explicar. Está no regulamento e as despesas serão pagas pela gente", disse o presidente. Nos bastidores, a falta de acordo entre as duas diretorias sobre a divisão da renda também contribuiu para o clima quente. Em vez de dividir a arrecadação como antigamente, agora quem vencer levará a maior parte (60%), o que poderá influenciar o desempenho dos atletas dentro de campo.
MAIS JOGOS DA RODADA
ASSU X SANTA CRUZ/RN
ALECRIM X PALMEIRA
Fontes: Diário de Natal/ Jornal de Fato e Blog do Niltinho Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário