quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

AMÉRICA-RN ADMITE INTERESSE EM GILMAR E ESPERA DESFECHO COM O ABC

Eliel Tavares, diretor de futebol do América-RN (Foto: Jocaff Souza)O atacante Gilmar, que entrou na justiça para ser liberado pelo ABC, pode mesmo aparecer no América-RN nos próximos dias. O interesse pelo jogador foi confirmado por Eliel Tavares, diretor de futebol do Mecão, nesta terça-feira. Segundo o dirigente, o clube procura por um atacante de velocidade e Gilmar pode ser a solução. O atleta trabalhou com o técnico Roberto Fernandes no ABC, em 2013.
- O América-RN precisa de um atacante de velocidade e foram postos alguns nomes na mesa, entre eles o de Gilmar. Estamos esperando ele definir a situação dele com o ABC. Eu conversei com o atleta e ele me informou que tinha entrado com uma medida cautelar na justiça para conseguir a liberação do clube. Se ele resolver a situação perante o ABC, e se ainda tiver interesse do América em um jogador de velocidade, não custa nada abrir negociação com o Gilmar - disse Eliel Tavares.

Pode jogar ou não?

A intenção do América é utilizar o jogador ainda no estadual, segundo Eliel, mas o caso gerou dúvidas devido ao regulamento. O presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, José Vanildo, em um primeiro momento, explicou que não seria possível.
- O objetivo do regulamento é possibilitar o aproveitamento dos atletas que não lograrem êxito com suas equipes na primeira fase da competição, por qualquer motivo, para o restante do campeonato. Nesse caso hipotético, o atleta Gilmar, que já jogou pelo ABC, não poderia ser utilizado pelo América-RN no mesmo certame, a não ser que o ABC não se classifique para a segunda fase, como diz o regulamento. Ele pode, sim, ser transferido para o América para ser usado na Copa do Brasil, Copa do Nordeste ou Série C - disse o presidente da FNF, se referindo ao parágrafo primeiro do artigo 10º do regulamento específico do Campeonato Potiguar.
O América, porém, pode se valer do artigo 24 do mesmo regulamento, que diz "Aplica-se subsidiariamente a este Regulamento o Regulamento Geral das Competições". Com isto, no capítulo IV do RGC, que trata "Da Inscrição e Condição de Jogo dos Atletas", o artigo 20 aponta que "Um atleta poderá jogar, no máximo, por 2 (dois) Clubes participantes de uma mesma Competição, sendo que no primeiro Clube não poderá ter participado em mais de 4 (quatro) jogos como titular ou reserva". Pelo ABC, Gilmar só foi relacionado em duas partidas e, portanto, teria condições de jogar o primeiro turno pelo América.

O que diz o regulamentoespecífico do Campeonato Potiguar

DA CONDIÇÃO DE JOGO DOS ATLETAS
Art. 10º – Observadas as disposições do Regulamento Geral das Competições da FNF, terão condição legal para os jogos do campeonato os atletas regularmente inscritos até as 18:00 horas do último dia útil anterior a data de realização da partida cujos nomes constem no BOLETIM DE REGISTRO DE ATLETA (BRA) DA FNF e BOLETIM INFORMATIVO DIÁRIO (BID) da CBF, implantado para este fim.
§ 1° - Os atletas que disputarem a Primeira Fase pelas agremiações que não lograrem classificação para o restante do campeonato, poderão ser transferidos ao final da Primeira Fase, com condição de jogo, para as equipes que continuarão na disputa, respeitado o cumprimento de possíveis penalidades existentes.
§ 2º - O prazo para inscrições de novos atletas encerrar-se-á ás 18:00 horas do último dia útil anterior a data de realização da primeira partida da terceira rodada da Segunda Fase (Copa RN).
O que diz o Regulamento Geral das Competições da FNF
Capítulo IV - Da Inscrição e Condição de Jogo dos Atletas 
Art. 20 - Um atleta poderá jogar, no máximo, por 2 (dois) Clubes participantes de uma mesma Competição, sendo que no primeiro Clube não poderá ter participado em mais de 4 (quatro) jogos como titular ou reserva.
§ 1º - O atleta transferido durante a Competição em disputa, a outro Clube participante da mesma Competição, levará consigo as punições decorrentes da aplicação de cartões vermelho e amarelo, bem como eventuais punições aplicadas pela JD pendentes de cumprimento. 

FONTE: globoesporte.com/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário