quarta-feira, 23 de setembro de 2015

AMÉRICA-RN DEPENDE DE COMBINAÇÃO DE RESULTADO PARA AVANÇAR NA SÉRIE C

Max - atacante do América-RN - América-RN x Fortaleza - Arena das Dunas (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)
A uma rodada do fim da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o América-RN perdeu para o Confiança, que assumiu a quarta posição e tirou o time potiguar do grupo de classificação. Agora em quinto lugar, o Mecão depende de uma combinação de resultados para avançar às quartas de final da competição. Na última rodada, que acontece no próximo domingo, o Alvirrubro precisa vencer o Botafogo-PB e torcer por um tropeço do time sergipano diante do Salgueiro.
Uma derrota ou um empate com o Bota anulam as chances de classificação do Mecão. Somente a vitória interessa (compare as situações de América e Confiança na tabela abaixo). Mesmo em caso de um resultado igual entre Salgueiro e Confiança, a missão não ficará mais fácil. Considerando o saldo de gols - oito do Confiança e três do América -, o Alvirrubro precisaria golear o time paraibano pelo placar de 6 a 0.
- Nós sabemos os confrontos que vão existir. Nós vamos pegar uma equipe difícil, em casa, e o Confiança sai contra uma equipe que não almeja absolutamente nada. Nós, atletas, sabemos como essas equipes trabalham durante a semana, não há compromisso nenhum. O futebol tem muita coisa, sabemos que às vezes acontece... Vamos fazer nossa parte e agora, dependendo dos outros, torcer para que o Confiança possa se dar mal - disse o goleiro Pantera, após a derrota para o Confiança nesta segunda-feira.
A primeira vez que o América entrou no G-4 foi na segunda rodada, quando apareceu na vice-liderança. Depois disso, o time de Roberto Fernandes voltou a figurar entre os quatro primeiros do Grupo A na oitava rodada, e de lá para cá vinha oscilando entre a terceira e a quarta posição. 
Para chegar ao G-4, onde permaneceu por oito rodadas, o Mecão venceu, justamente, o Confiança por 2 a 0, na Arena das Dunas, no dia 19 de julho. Outra curiosidade é que o responsável pelos dois gols da vitória americana naquela ocasião, o volante Zé Antônio Paulista, foi expulso na partida desta segunda-feira e dificultou a reação do time rubro em Aracaju. 

Chorando o leito derramado

Antes do empate com o Cuiabá, Roberto Fernandes já lamentava os pontos perdidos pelo América-RN fora de casa. O comandante alvirrubro lembrou do empate com o Águia de Marabá na estreia, com uma arbitragem confusa, e a derrota para o Icasa, que foi o saco de pancadas da chave e já está rebaixado. Segundo o treinador, esses cinco pontos já poderiam ter garantido a classificação do Mecão. E podiam mesmo. Caso tivesse vencido os dois jogos, o time de Natal estaria hoje com 31 pontos e mesmo com a derrota na última segunda-feira estaria classificado para as quartas de final da Série C do Brasileirão.
Considerando os três jogos em que não venceu, foram sete pontos desperdiçados que, se conquistados, deixaria o América confortavelmente na zona de classificação. O último "desperdício" aconteceu no empate com o Cuiabá, que brigava para escapar do rebaixamento. 
Nem mesmo a invencibilidade em casa conseguiu dar uma folga ao América na classificação. Isso porque se o empate sem gols com o então líder Fortaleza pode até ser considerado normal, o 2 a 2 com o Salgueiro foi um resultado ruim e esses dois pontos estão fazendo falta agora. Some-se a isso a pífia campanha como visitante, na qual o América venceu apenas uma partida.

FONTE: globoesporte.com/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário