Aos 39 anos, Falcão já conquistou praticamente tudo que é possível no futsal. Para comemorar o título da LNF pela décima vez, porém, o craque precisará de algo que ainda não foi feito no Brasil, segunda-feira, contra o Corinthians: buscar uma virada na final jogando fora de casa.
Em 20 edições da Liga Nacional de Futsal, principal torneio da modalidade no país, sete vezes uma equipe abriu vantagem na decisão como visitante – como o Corinthians na última segunda ao vencer o Magnus/Sorocaba por 3 a 2 no interior de São Paulo – e, em todas, acabou confirmando o título.
Curiosamente, Falcão esteve envolvido em quatro dessas sete ocasiões, mas sempre do lado do time que venceu a primeira partida da final fora de casa. Foi assim nos títulos conquistados em 1999 com o Atlético-MG, em 2007 com o Malwee/Jaraguá e em 2012 e 2013, com a Intelli/Orlândia.
O cenário de 2016 também aconteceu em 2000, quando o Vasco foi campeão após vencer o Atlético-MG por 3 a 1 na ida como visitantes; em 2003, com a Ulbra abrindo 2 a 0 em plena casa de Carlos Barbosa; e na última temporada, com o próprio Carlos Barbosa se impondo sobre Intelli/Orlândia.
É verdade que o próprio Magnus/Sorocaba já conseguiu uma virada como visitante nesta edição da LNF, na semifinal contra Copagril. Em casa, o time de Falcão perdeu por 2 a 1, mas devolveu o placar diante de um ginásio lotado no Paraná e venceu nos pênaltis.
Em decisões, Falcão também tem experiência em virada, mas em situação diferente da atual. Em 2011, com a camisa do Santos, o craque viu sua equipe ser derrotada na ida por 4 a 3 e conseguiu reverter na volta, faturando o título nos pênaltis. A reação, porém, ocorreu dentro de casa.
Em 2016, Magnus e Corinthians já viveram exatamente a mesma situação da LNF no Paulista. O time da capital venceu o rival como visitante, por 4 a 2, e, na volta, no mesmo Parque São Jorge que receberá a partida da próxima segunda, confirmou o título com goleada: 4 a 0.
Depois do triunfo em Sorocaba, o Corinthians joga por um empate na próxima segunda, às 19h45 (de Brasília) para já confirmar seu primeiro título da Liga Nacional de Futsal. O time de Falcão precisa vencer de qualquer forma para forçar um terceiro e decisivo duelo, novamente no Parque São Jorge.
Relembre como foram as finais da Liga Nacional de Futsal com vitória do visitante no jogo de ida
1999: Atlético-MG venceu o Rio de Janeiro/Miécimo por 5 a 3 fora de casa e confirmou o título diante de sua torcida com novo triunfo, 5 a 4.
2000: Vasco abriu vantagem de 3 a 1 como visitante contra o Atlético-MG e voltou a vencer em casa na volta, por 4 a 2.
2003: Ulbra fez 2 a 0 em Carlos Barbosa fora de casa e venceu também em seus domínios, por 5 a 3.
2007: Malwee/Jaraguá, de Falcão, atropelou o Krona/Joinville como visitante, vencendo por 6 a 1, e confirmou o título em casa: 5 a 3.
2012: Em novo duelo entre Falcão e Joinville, Intelli/Orlândia, do craque, venceu por 1 a 0 fora e foi campeão em casa com empate em 4 a 4.
2013: Intelli/Orlândia conquistou o bicampeonato vencendo Concórdia por 2 a 1 em Santa Catarina e empatando em seus domínios por 2 a 2.
2015: Carlos Barbosa fez Intelli/Orlândia provar de seu próprio veneno, abrindo 5 a 3 na casa do rival e confirmando o título no Rio Grande do Sul: 5 a 1.
2016: ?
FONTE: ligafutsal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário