sexta-feira, 10 de março de 2017

FLÁVIO ARAÚJO CHEGA AO AMÉRICA/RN E QUER NOVO CLIMA: "ME SINTO BEM AQUI"

América-RN - Carlos Moura Dourado, executivo de futebol - Flávio Araújo, técnico (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Após cinco anos e com a consagração de um acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2011, Flávio Araújo volta a vestir a camisa do América-RN. O treinador de 54 anos foi apresentado pela equipe alvirrubra na manhã desta sexta-feira, em coletiva de imprensa na sede social do clube, em Natal. A missão do novo comandante é buscar o título do segundo turno do Campeonato Potiguar, que garante o Mecão na decisão do estadual; conseguir a classificação à segunda fase da Copa do Nordeste; e, principalmente, planejar o grupo que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. A competição nacional tem início no dia 21 de maio e o América-RN está no grupo I, ao lado de Murici, Jacobina e Sergipe.
O investimento rubro feito para contratação de Felipe Surian, que chegou com o peso do título da Série D do Campeonato Brasileiro com o Volta Redonda, não teve o retorno esperado e a mudança de comando foi rápida. Com a chegada de Flávio Araújo, outro remanescente do acesso à Segundona em 2011, o conselheiro Ricardo Bezerra, foi nomeado como diretor de futebol.
Entre os questionamentos ao treinador, o rápido desfecho para a contratação logo após o empate entre América-RN e Santa Cruz de Natal, na última quarta-feira, mereceu um esclarecimento especial por Flávio Araújo. Uma ligação do presidente Beto Santos, que esteve reunido com a cúpula do futebol americano ainda na Arena das Dunas, selou o retorno do treinador ao Rio Grande do Norte. O curioso é que o treinador citou que recebeu o contato às 23h30, mas a postagem do dirigente em uma rede social para o anúncio da mudança foi feito às 22h52.
- Não (houve contato anterior). Graças a Deus, eu fui muito bem educado pelo meu pai José Maria e minha mãe Maria de Lourdes e não sou homem e mentira. A primeira vez esse ano que o América-RN entrou em contato comigo foi na quarta-feira, às 23h30. Foi tudo acelerado, onde conversamos com a diretoria e acertamos o nosso retorno. Saí ontem (quinta-feira) de Fortaleza, e graças a Deus, voltando feliz. Já trabalhei no América-RN e me sinto bem aqui. Estou motivado para enfrentar esses desafios que o clube tem na temporada, que são a Copa do Nordeste, o Campeonato Potiguar e a Série D - revelou Flávio Araújo.
América-RN - Flávio Araújo, técnico (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)A estreia do treinador será neste domingo, em jogo com clima de decisão contra o Sergipe, às 19h, na Arena das Dunas. Uma vitória do Mecão mantém as esperanças de classificação à segunda fase da Copa do Nordeste. Para Flávio Araújo, o primeiro trabalho com os jogadores, marcado para a tarde desta sexta-feira no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, será essencial para a formação da equipe titular. O treinador indicou que vai observar o plantel em dois momentos, mas já espera definir os 11 jogadores que começarão o jogo.
- Cada treinador tem sua maneira de jogar e eu gosto muito de um time competitivo, um time que jogue, mas que marque bem. Com esse grupo que o América-RN me passou é que nós vamos trabalhar para que possamos ter um time competitivo, que faça gols, que sofra poucos, que marque bem para desarmar a equipe adversária, que tenha qualidade na posse de bola e que seja sempre agressiva com relação às atitudes. Dos jogadores que estão aí, eu nunca trabalhei com eles. Mas os conheço de outros clubes e esse ano já vi o América-RN jogando algumas vezes. Vamos fazer o primeiro trabalho nesta tarde, em dois tempos. No primeiro, vou ficar apenas na parte de observação. Depois, vou definir o time e, possivelmente, será o time que vai enfrentar o Sergipe no próximo domingo. O nosso objetivo é chegar aos 100%, ou seja, as duas vitórias sobre Sergipe e Botafogo-PB para chegar bem. Com todo respeito ao adversário Sergipe, mas nós vamos buscar essa vitória - planejou.

Planejamento, reforços e títulos

Sem chegar à final do primeiro turno, vencida pelo Globo FC na disputa contra o ABC, o América-RN precisa vencer a Copa Rio Grande do Norte, equivalente ao segundo turno do estadual, para ter a chance de disputar a decisão da competição e garantir o calendário de 2018. Em jogo, estão as vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro - caso não suba para a Série C este ano. Para o novo treinador Flávio Araújo, o elenco precisa de qualificação para chegar mais longe e reforços não estão descartados. No entanto, o Alvirrubro esbarra em entraves burocráticos e limitações financeiras para contratar novas peças. Como o prazo de inscrição para o estadual se encerra no dia 17 de março, último dia útil anterior à realização da terceira rodada do segundo turno, as negociações precisam ser aceleradas, mas sem precipitações.
- Vai ser complicado porque, segundo a Liga do Nordeste, o representante para a Copa do Nordeste (de 2018) será apenas com o campeão estadual. Com isso, tornou o título ainda mais importante. É preciso ganhar o segundo turno e ao mesmo analisar o grupo. Para contratar jogadores, nós temos que fazer com aqueles que cheguem para vestir a camisa e tenham o potencial. Mas, nesse exato momento do futebol nacional, os clubes não estão liberando. Nós vamos analisar bastante e segundo Moura me passou, quanto às possíveis contratações, elas serão encerradas na próxima sexta-feira e nós teremos que analisar muito bem. Pelo que eu vi, esses jogadores mostraram qualidade. Hoje, vamos recomeçar o clube, vida nova e que a gente possa fazer o América-RN um clube vencedor. Ainda não pude fazer indicações, porque ainda vou realizar o primeiro trabalho com o grupo, não posso me precipitar com isso - completou.

Fonte: globoesporte.com/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário