terça-feira, 9 de julho de 2013

ABC PERDE EM CASA E CONTINUA NA LANTERNA

ABC x Atlético-GO (Foto: Frankie Marcone / Ag. Estado) Quando o árbitro se torna o principal ou um dos principais personagens em campo, é sinal de que alguma coisa está errada. No Frasqueirão, em Natal, não foi diferente. Com atuação pra lá de confusa e uma expulsão polêmica no primeiro tempo, o juiz Cláudio Francisco Lima e Silva acabou sendo um dos personagens da partida entre ABC e Atlético-GO, que se enfrentaram pela sétima rodada da Série B. As duas equipes buscavam a reação no campeonato e, mesmo com um homem a menos e jogando fora de casa, os visitantes venceram por 1 a 0, com gol de Ricardo Jesus.
O Dragão perdeu o zagueiro Artur, que foi excluído de campo após receber o segundo cartão amarelo aos 32 minutos da etapa inicial. Os rubro-negros reclamaram que o primeiro cartão amarelo aplicado a Artur foi injusto, pois a falta teria sido de Diego Giaretta. Superado o problema, o Rubro-Negro comemora a primeira vitória fora de casa, justamente na estreia do técnico René Simões. O Atlético-GO chega aos dez pontos, na nona posição, enquanto o ABC segue na lanterna, com apenas dois pontos. Os goianos voltam a na próxima sexta, contra o Figueirense, às 21h, enquanto o ABC visitará o Palmeiras, no mesmo dia e horário.

Polêmica no primeiro tempo

O ABC foi melhor no primeiro tempo, sobretudo nos minutos iniciais. Precisando da vitória para sair da lanterna da Série B, o Mais Querido foi para cima do Atlético-GO, que tinha muitas novidades em campo. Apesar de quase um mês para trabalhar após a derrota para o Icasa na rodada anterior, o Dragão sentiu as quatro mudanças feitas por René Simões, que também era novidade no time goiano. A falta de sintonia no Frasqueirão era visível, contudo, o ABC não conseguiu traduzir a superioridade em gol.
No outro banco de reservas estava Waldemar Lemos, que curiosamente treinava o Atlético-GO antes da pausa para a Copa das Confederações. Waldemar foi demitido com quase 70% de aproveitamento e teve uma passagem elogiada em Goiânia. A demissão só ocorreu porque o time não se recuperou da perda do título goiano nos últimos minutos da final contra o Goiás e entrou na Série B em baixo astral. Mas era inegável que o técnico ainda conhecesse bem seu ex-time.
Uma das armas de Waldemar foi pressionar a saída de bola adversária. Mas apesar da aplicação tática, o ABC não tinha muita força individual e sobrevivia de lampejos do estreante Pingo e também do meia Tony. A equipe potiguar teve ainda boas chances em cobrança de falta, mas isolou. O Atlético-GO começou a sair mais pro jogo a partir dos 25 minutos, mas só teve uma boa jogada trabalhada, quando Ernandes inverteu o jogo para Marino, que cruzou. Robston pegou de primeira e isolou.
Aí apareceu a figura do árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva. Aos 32 minutos, ele marcou falta de Artur em Pingo, perto da área. A infração foi clara e o cartão amarelo corretamente aplicado. Porém, este foi o segundo cartão do zagueiro atleticano, que acabou expulso de campo. O problema é que, segundo os rubro-negros, o primeiro cartão de Artur, aplicado aos 19 minutos, deveria ter sido dado Diego Giaretta, autor da falta. Houve então muita reclamação por parte do time visitante, mas a arbitragem manteve a expulsão de Artur, alegando que o zagueiro havia sim recebido o primeiro cartão amarelo por reclamação e não por falta cometida. O jogo foi reiniciado cinco minutos depois, sem chances de gol.

Ricardo Jesus reaparece e dá vitória ao Dragão

Com um jogador a mais, jogando em casa e querendo sair da lanterna, o ABC foi para cima no segundo tempo e já assustou logo no primeiro minuto, com Erick Flores. Pingo finalizou com perigo pouco tempo depois, mas aos poucos o Dragão começou a mostrar suas armas. João Paulo, em cobrança de falta fechada e depois em finalização de fora da área, quase abriu o placar. À medida que o tempo passava, o torcedor potiguar perdia a paciência e o que era apoio passava a ser cobrança ao ABC.
Ernandes, que atuou como lateral-esquerdo, era boa válvula de escape para o Atlético-GO, que ainda viu Gilcimar acertar a trave de Márcio aos 15 minutos. O Dragão se fechava no sistema defensivo, porém, se armava para os contra-ataques. René Simões lançou Ricardo Jesus na vaga de Anselmo, que se desgastou por ter ficado isolado após a expulsão de Artur, que culminou na saída do atacante Juninho para a entrada do zagueiro Ednei.
Ricardo Jesus não vivia boa fase, mas é artilheiro. Foi o goleador do Campeonato Goiano e ainda não tinha balançado as redes no Brasileirão. Não tinha. Aos 25, após chute cruzado de Ernandes na trave, Jesus apareceu livre no centro da área e empurrou para o fundo das redes de Lopes, 1 a 0 Atlético-GO. Atordoado, o ABC partiu para o ataque de maneira desorganizada e ainda acertou a trave em chute de Erick Flores. O Mais Querido segue sem vencer na Série B.

FONTE: globoesporte.com/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário