segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

FENAPAF ESCOLHE POTIGUAR COMO NOVO PRESIDENTE PARA O QUADRIÊNIO 2016-2019

Felipe Augusto Leite, novo presidente da Fenapaf (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais elege por aclamação nesta quinta-feira, para o quadriênio 2016-2019, Felipe Augusto Leite para o cargo de presidente da entidade. Ex-jogador do América-RN na década de 1980 e com passagem pelo Vasco, por onde ficou em litígio por quase um ano, além de um rápido intercâmbio pelo futebol americano, o potiguar será o primeiro representante fora do eixo Centro-Sul a exercer a função. O antecessor é ex-goleiro paulista Rinaldo Martorelli, que fez carreira no Palmeiras. O evento acontece em Porto Alegre, às 14h, mas a posse está marcada para o dia 5 de abril, em Natal.
Felipe Augusto Leite é advogado e trabalha na área esportiva há quase 20 anos, desde que largou os gramados, aos 23 anos. Nesse período, representou diversos jogadores por todo o país e no estado natal, acabou assumindo a presidência do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte (Safern). Com a meta de traçar um perfil social dos jogadores brasileiros, o potiguar espera mostrar para a Confederação Brasileira de Futebol e para o governo os problemas enfrentados pela categoria. Nesta terça-feira, a própria CBF apresentou um relatório que aponta o valor dos salários dos jogadores profissionais. Do total, 96% dos atletas recebem menos de R$ 5 mil por mês.
Em todo o país, grande parte dos jogadores profissionais têm o registro na carteira de trabalho por apenas três meses, equivalente ao período dos campeonatos estaduais. Após as competições, uma pequena parcela continua em atividade, em virtude da realização das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. O sistema de registros da CBF aponta a existência de 776 clubes profissionais, dos quais apenas 100 competem nas quatro divisões do futebol brasileiro. 
- Nós vamos precisar fazer um diagnóstico de toda essa situação social dos jogadores, que é algo que não existe no país. A Fenapaf vai precisar saber como é o Brasil. Eu acredito muito que o percentual de 96% dos atletas que ganham apenas um valor mínimo possa ser maior - indicou Felipe Augusto Leite.
Nós vamos precisar fazer um diagnóstico de toda essa situação social dos jogadores, que é algo que não existe no país" 

Felipe Augusto Leite

Para ampliar a comunicação com outros sindicatos e saber a realidade dos jogadores de regiões extremas, como o Norte do país, Felipe Augusto disse que vai "precisar pegar muita estrada" para saber das dificuldades enfrentadas pelos atletas profissionais. Atualmente, a Fenapaf tem como filiados os sindicatos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, na região Sul; São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, na região Sudeste; Goiás e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste; Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco, na região Nordeste; e apenas o Pará, na região Norte.
- Nós temos 20 clubes na Série A, 20 na Série B, 20 na Série C e mais 40 na Série D. São 100 equipes com um calendário maior, e o restante? Eu vou precisar andar e vou pegar a estrada. Nós somos 18 sindicatos, mas precisamos saber a necessidade do Amapá, do Amazonas, de Rondônia, de Roraima, porque a do Rio Grande do Sul, por exemplo, a gente já sabe - completou.

Parceria com o "Bom Senso"

Para que o novo presidente da Fenapaf consiga implementar um modelo de gestão atualizado, sem prejudicar a categoria pela qual será o representante, o diálogo é a saída para as resoluções. Felipe Augusto espera que o Bom Senso FC, movimento formado por jogadores e ex-jogadores de futebol, possa ser parceiro nos próximos desafios. A ideia do potiguar é estreitar os laços entre as classes e buscar melhorias para o futebol brasileiro. Um dos líderes do Bom Senso é o meia Lúcio Flávio, que está no ABC. Felipe Augusto espera ter um contato com o jogador para mostrar as propostas da entidade.

Confira a nova chapa da Fenapaf:

Presidente: Felipe Augusto Leite (RN);
Vice-presidente: Nivaldo Carneiro (PR);
Tesoureiro: Paulo Mocelin (RS);
Secretário-geral: Marcelo Catimba (SC);
Diretor de Relações Institucionais e Parlamentares: Genivaldo Marçal (GO);
Conselho Fiscal: Osni Lopes (BA), Josimar Silva (RJ) e Jorge Boçato (AL).

FONTE: globoesporte.com/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário