quinta-feira, 15 de setembro de 2016

OITO CLUBES DO GRUPO A AINDA LUTAM POR CLASSIFICAÇÃO PARA O MATA-MATA DA SÉRIE C



Juliano, volante do Fortaleza' (Foto: Divulgação/Fortaleza)Equilíbrio. Nada define melhor o Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. Faltam apenas duas rodadas para o fim da primeira fase da competição e não tem nada definido, já que nenhum time está garantido ainda no mata-mata - ao contrário dos dois anos anteriores, por exemplo, quando o Fortaleza se classificou com duas rodadas de antecedência.
Para se ter uma ideia, dos 10 times que formam o grupo, oito ainda têm chances matemáticas de conquistar a vaga para as quartas de final. A diferença entre o Remo, último do G-4, e o Salgueiro, o oitavo colocado, é de apenas seis pontos, justamente o que ainda falta ser disputado nesta terceira divisão. O Salgueiro precisa vencer suas duas partidas e torcer por uma série de outros resultados. É difícil, mas possível.
Os únicos que não têm mais chances de classificação são os dois que estão atualmente no Z-2. O Confiança, que ainda está na briga para se salvar da degola; e o já rebaixado River-PI, único que já tem o seu futuro decretado - os piauienses vão jogar a Série D em 2017.
River-PI x ABC, Série C (Foto: Wenner Tito )
No topo da tabela, a situação mais favorável é a do ABC. Líder do grupo com 28 pontos, o time só precisa de uma vitória simples para conquistar a vaga. Se chegar aos 31 pontos, o time potiguar se garante no mata-mata. Dois empates também classificam o Alvinegro. Isto porque um dos adversários que ele vai enfrentar é o ASA, que está em quinto e é o único que poderia ainda alcançá-lo na disputa pela vaga no G-4 (mas para isto teria que vencer o time de Natal).
Acostumado a se classificar com duas rodadas de antecedência nas duas edições anteriores, o Fortaleza está na vice-liderança, com 26 pontos, e tem pontuação e situação igual a do Botafogo-PB. Os dois enfrentam adversários diretos pela vaga no G-4, na penúltima rodada, fora de casa. No caso, Remo e ASA respectivamente.
Se Leão do Pici e Belo vencerem, já se classificam nesta rodada, e se enfrentam no último jogo da primeira fase para definir posições (que pode permitir, por exemplo, quem decide o segundo jogo em casa, já que apenas os dois primeiros colocados do grupo terá esta prerrogativa no mata-mata).  Se empatarem ou perderem, o confronto direto na rodada final pode valer a classificação (ou eliminação) de um ou outro.
botafogo-pb, asa, série c (Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)Remo e ASA também estão empatados. Os dois times têm 24 pontos, mas os paraenses levam vantagem por causa de um melhor saldo de gols e por isso fecham o G-4. Mesmo estando fora da zona de classificação, o Fantasma, assim como o Leão Azul, depende apenas de si. Enfrenta adversários diretos pela vaga e pode trocar de lugar com os seus adversários que hoje ocupam o G-4.
Curiosamente, o Remo, mesmo no limite no G-4, precisa vencer ao menos um jogo e torcer por Botafogo e ABC, dois clubes que estão a frente dele. Isto acontece porque paraibanos e potiguares jogam contra o ASA, principal ameaça dos paraenses na briga pelo mata-mata. 
Remo x Fortaleza, 8ª rodada Série C 2016 (Foto: Akira Onuma/O Liberal)Em sexto lugar na tabela está vem o embalado Cuiabá, que não perde há seis jogos. O time do Mato Grosso está a quatro pontos da zona de classificação e precisa vencer os seus dois jogos para sonhar com a vaga. Porque, além de vencer, tem que torcer contra Remo e ASA. Uma vitória e um empate também classifica os cuiabanos, desde que o Leão Azul e o Fantasma percam as duas partidas que faltam.
Ainda com chances, mas numa situação mais complicada, estão América de Natal e Salgueiro. Os dois precisam de um verdadeiro milagre do futebol. Isto porque têm que vencer os confrontos que faltam e torcer para que todos os times que têm até 24 pontos percam. Depois disto, ainda precisam fazer conta para superar o saldo de gols de Remo e ASA.
Henal goleiro do Cuiabá América-RN x Cuiabá (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

Para piorar, os dois clubes ainda lutam contra o rebaixamento. O River já não tem mais chances de escapar, mas o Confiança sim, principalmente porque a tabela reservou muita emoção para o final: o time sergipano enfrenta exatamente o América e o Salgueiro. Ou seja, o que falta de definição na parte de cima e de baixo da tabela, sobra em emoção nesta reta final da primeira fase da Série C do Brasileiro.

Tabela, Série C (Foto: GloboEsporte.com/pb)

FONTE: globoesporte.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário